segunda-feira, 25 de maio de 2009

Oração

PROJETO: APRENDENDO A ORAR!
PORQUE ORAR FAZ BEM!!!

Criei este projeto com a finalidade de ensinar aos meus alunos sobre ORAÇÃO. Porém, tinha que ser algo que chamasse a atenção das crianças. Então, orei ao Senhor e Deus me trouxe a idéia deste projeto. E como eu já tinha me apaixonado pelas idéias dos LAPBOOKS para ensino, não tive dúvidas, ensinei-os através do LAPBOOK de Oração.
1° Passo: Ornamentação da sala
Fiz este painel onde registra momentos, formas e tipos de oração. E trabalhei com o versículo de Mateus 7:7 tirado da Bíblia Viva.

Fiz o quadro de incentivo. Cada domingo, as crianças eram chamadas para completar seu quadro de incentivo (Se trouxe Bíblia e material, se decorou versículo e se trouxe oferta). Fiz um adesivo com uma menininha orando para as meninas e um menino orando para os meninos. Disse a eles que ao término do Projeto, o aluno com o quadro mais preenchido, ganharia um prêmio. O quadro foi feito de papel cartão e folha A4 com um desenho diferente para cada mês.

2° Passo: Preparo do Projeto

Tirei esta idéia do LAPBOOK e 90% do que usei nele, do site da irmã Sandra Mac...que é uma benção. Algumas outras coisas eu mesma que criei para adequar as mensagens que eu estava ensinando.

A cada aula pude ver a alegria das crianças (de 4 a 11 anos) em "criar" seu próprio livro de oração. Eu o montei bem devagar com elas. A cada domingo dava uma lição e montava parte do livro. Levamos 6 domingos para finalizar o livro, e isso fez eu perceber que eles davam mais importância em não faltar aos cultos, em não esquecer o material, eles ficavam ansiosos por cada domingo para montar mais uma parte do livro.
Esta foto mostra o livro completamente montado. E a alegria das crianças na conclusão do livro.

Desafio: Montar nossa casa de Oração
Fiz uma casinha de cartolina para as crianças com base no texto de Mateus 21:13 e as desafiei a decorarem um versículo por semana. O versículo era a nossa "senha" para iniciarmos a aula no domingo..rsrsrs. Cada parte do telhado da casa, era um versículo, e ao decorá-lo eles podiam pintar parte do telhadinho correspondente ao versículo. No término do Projeto, criamos ritmos e coreografias (hip-hop, dancing, country... ) para cada versículo decorado e apresentamos para a Igreja. Foi um sucesso!!!

Lições: Após ensinar sobre a importância da oração através da montagem do LAPBOOK, comecei a ensiná-los "Exemplos de Oração" através de vários personagens da Bíblia: Ana, Elias, Cego de Jericó...todos precisavam de um milagre, pediram ao Senhor e tiveram seus pedidos respondidos. Na primeira lição ensinei a eles o telefone de Deus que é JERE 333 (Jeremias 33:3), e fiz como lembrança um telefone de "copo" para eles. Dois copinhos de plástico amarrados a um barbante...eles se divertiram. Na lição sobre Ana e o bebê Samuel, passei o vídeo do DVD Samuel (Crianças Diante do Trono) e eles gostaram muito. Depois pedi para que eles me contassem a história através de desenhos e foi uma grande surpresa ver as crianças de 4 anos desenhando direitinho a história contada.

Final do Projeto: Fiz uma reunião com os pais e entreguei a avaliação (em forma de diploma) de cada criança. Entreguei também os trabalhinhos e o LAPBOOK dentro de uma pastinha que confeccionei de cartolina (uma cartolina dobrada ao meio e a alça foi feita de papel cartão). Entreguei também um saquinho de doce para cada criança. Os pais amaram e as crianças também!



Este projeto foi muito gratificante para mim! Ver as crianças se interessando por oração, por decorar versículos de uma forma alegre (e não por obrigação) me deixou imensamente feliz. Agradeço ao Senhor por todas as idéias (minha e de outros irmãos) que fizeram deste Projeto um grande sucesso com as crianças. O versículo chave deste projeto foi cumprido: "Peçam e vocês receberão aquilo que pedirem" (Mateus 7:7). Glória a Deus!!!

"Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará..." (Tiago 1:5)

2 comentários:

  1. muito lindo seu trabalho que Deus continue abençoado !

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, pode deixar um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir